
Unidade de Dia
Onde a pessoa recebe diariamente os melhores
Cuidados Especializados e Humanizados
UNIDADE DE DIA
A Unidade de Dia da SimplesMente é um local onde a pessoa com demência tem os melhores cuidados especializados. É uma casa amiga da pessoa com demência, que acolhe os pacientes no período diurno, aliviando a sobrecarga dos cuidadores informais. Funcionamos com uma abordagem centrada na pessoa, com um apoio personalizado e holístico. Temos ainda uma equipa multidisciplinar que assegura intervenções na área da Psicologia, Neuropsicologia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala e Fisioterapia, em que durante o dia são desenvolvidas diversas atividades de reabilitação e estimulação em grupo e de forma individual, e desenvolvidas atividades nos nossos ateliês.
O tipo de intervenção mais adequada para défices identificados como irrecuperáveis como é o caso das perturbações neurocognitivas são denominadas de intervenções de estimulação cognitiva que consiste na dinamização de um conjunto de atividades de múltipla natureza (funcionais, sociais, lúdicas,cognitivas) com vista a otimizar o funcionamento psicossocial, compensar os défices neurocognitivos identificados como irrecuperáveis e manter a funcionalidade por um maior tempo possível.
Objetivos gerais da Estimulação Cognitiva:
- Estimular as capacidades cognitivas, promover a plasticidade cerebral;
- Fomentar o processo de socialização, expressão e comunicação;
- Melhorar o sentimento de bem-estar emocional e psicológico;
- Melhorar a saúde mental e a qualidade de vida;
- Preservar a capacidade funcional;
- Conservar a autonomia;
- Promover a autoestima e o autoconceito.
O treino cognitivo consiste numa prática dirigida pelo terapeuta de um conjunto de exercícios padronizados para otimizar ou manter o desempenho adequado numa determinada área cognitiva (atenção, memória, cálculo, linguagem, raciocínio, funções executivas, entre outras). Baseia-se no princípio de que o cérebro tem a capacidade de se regenerar e adaptar (plasticidade cerebral). É entendido numa perspetiva individualizada, dirigindo-se a objetivos particulares.
A Orientação é a função cognitiva relacionada com a capacidade de se situar adequadamente no tempo, no espaço e na sua história de vida. Habitualmente, são consideradas duas grandes áreas: a Orientação Temporal (remete para a capacidade do indivíduo se situar no tempo e perante uma sequência de acontecimentos; por exemplo, saber em que data ou altura do dia estamos) e a Orientação Espacial (diz respeito à capacidade do indivíduo se localizar no meio que o envolve; por exemplo, conseguir reconhecer locais familiares ou regressar a casa). Para a aplicação desta técnica, podem utilizar-se recursos como relógios, calendários, mapas, quadros, ambientes com que o idoso se sinta familiarizado e quaisquer outros estímulos que possibilitem reforçar a aprendizagem do idoso, bem como o seu grau de satisfação.
Objetivos gerais da TOR:
- Permitir que o utente se situe adequadamente no tempo e no espaço;
- Melhor funcionamento cognitivo global;
- Promover autonomia e bem-estar.
A reminiscência é definida como um processo de recuperação de experiências e acontecimentos pessoais significativos. Um fenómeno espontâneo que pode ser desencadeado por diferentes estímulos, induzidos com determinados propósitos, através do qual um indivíduo relata episódios autobiográficos. A Memória autobiográfica codifica, armazena e orienta a recuperação de informações episódicas relacionadas com as experiências pessoais, a reminiscência ajuda-nos a aceder a essa informação. Envolve também processos como atenção, a linguagem, a orientação, memória semântica e as gnosias. Podem ser utilizados recursos como fotografias, músicas, vídeos, artigos de jornais, objetos significativos, etc.
Objetivos gerais da Reminiscência:
- Estimular a memória episódica e autobiográfica;
- Estimular o Funcionamento cognitivo
- Promover o funcionamento social (relacionamento interpessoal e a comunicação dos idosos);
- Aumentar a autoestima e autoconceito
- Diminuir a Sintomatologia depressiva
- Promover bem-estar psicológico
- Promover a atribuição de significados;
- Potenciar a Satisfação com a vida e estado de ânimo
As Atividades de Vida Diária (AVD) são todas as atividades presentes no nosso cotidiano. Estão distribuídas em três grupos de acordo com o grau de complexidade:
Atividades básicas de vida diária (ABVD) - autocuidado, vestir/despir, higiene, alimentação, etc.
Atividades de vida diária instrumentais familiares (AVDI-F) - cozinhar, gestão da habitação, tratamento de roupas, etc.
Atividades de vida diária instrumentais avançadas (AVDI-A) - gestão financeira, compras, gestão da medicação, conduzir, etc.
O treino de Atividades de Vida Diária permite então:
- Adaptar as atividades e/ou ambiente às necessidades da pessoa
- Promover a autonomia e manutenção de capacidades funcionais
- Adquirir estratégias práticas para a realização das mesmas em contexto real
Com o decorrer do processo de envelhecimento os sistemas sensoriais alteram-se e é verificada uma redução significativa da sua acuidade, afetando a capacidade de receção e tratamento de estímulos do meio envolvente. A estimulação multissensorial implica um conjunto de atividades que, com a utilização de um ou mais sentidos, têm como finalidade o desenvolvimento cognitivo do sujeito, bem como a compreensão do seu ambiente.
Objetivos gerais da Estimulação Multissensorial:
- Aumentar a quantidade e qualidade de estímulos recebidos;
- Promover o desenvolvimento e/ou reabilitação das competências cognitivas e psicomotoras;
- Melhor funcionamento cognitivo global;
- Promover autonomia e bem-estar.
A utilização da música e dos seus elementos (ritmo, harmonia, som e melodia) contribui no processo de facilitação, promoção e estimulação de diferentes áreas, de modo a responder às necessidades mentais, emocionais, sociais e cognitivas da pessoa.
Alguns dos benefícios da terapia pela música são:
- Promove a comunicação (facilita a expressão verbal e não verbal)
- Melhora o relacionamento e interação social
- Promove o relaxamento
- Contribui para a diminuição de sintomatologia depressiva e ansiedade
- Estimula a memória
- Promove a recreação e o divertimento
- Melhora a auto-estima e promove a valorização pessoal
- Auxilia na reabilitação física através da mobilização
- Facilita a aprendizagem
- Melhora a expressão de emoções e sentimentos
A Terapia pela Arte é a utilização de recursos artísticos de forma terapêutica. O desenho, a pintura e outras formas de arte podem ajudar a que a pessoa se expresse através da cor, imagens, linhas, formas, e muito mais. A expressão através da arte é especialmente importante nesta fase, em que aumenta a dificuldade na comunicação verbal.
Alguns benefícios da Terapia pela Arte são:
- Estimula a atenção e a concentração
- Promove a criatividade
- Estimula o pensamento
- Promove momentos de convívio social
- Melhora a auto-estima
- Promove a expressão de emoções e sentimentos
- Promove a redução dos níveis de stress
- Contribui para a estimulação multissensorial
- Melhora a motricidade fina
A prática de exercícios de mobilidade auxilia a prevenir ou eliminar diversos problemas de saúde. A prática de atividade física constitui um fator protetor para doenças cardiovasculares, AVC, diabetes, entre outras, e está ainda associada à melhoria da saúde mental, ao bem estar e à qualidade de vida dos idosos. É de grande importância ter uma boa mobilidade física e articular para que seja possível executar movimentos funcionais, reduzindo as queixas de dores, lesões ou desequilíbrios musculares. Os exercícios de mobilidade mais indicados para idosos são: alongamento, musculação e caminhadas, todos fundamentais para aumentar a autonomia e independência.
Alguns benefícios do treino de mobilidade:
- Acelera o metabolismo, queima calorias, melhora o sistema cardiovascular
- Fortalece os músculos e contribui para a diminuição da pressão sobre as articulações
- Promove o aumento de amplitudes de movimento
- Melhora o equilíbrio, auxilia na prevenção de quedas e de lesões
- Melhora a coordenação motora
- Promove a autonomia e independência
- Contribui para a redução de sintomatologia depressiva,
- Promove o bem estar
Otimização da comunicação através da implementação de um meio de comunicação aumentativo ou alternativo – este é crucial quando a pessoa apresenta dificuldades em comunicar, de forma a facilitar a sua comunicação com os diferentes interlocutores, nos vários contextos em que se encontra inserida.
Promoção de competências de linguagem compreensiva - tarefas de compreensão de material não-verbal (emparceiramento objeto/objeto, emparceiramento objeto/imagem, entre outras) e tarefas de compreensão auditiva de material verbal oral (atividades de identificação de imagens e frases, cumprimentos de ordens apresentadas oralmente, verificação de frases, entre outras);
Promoção de competências de linguagem expressiva - por exemplo, tarefas de nomeação e evocação de palavras, construção de frases, entre outras.
Otimização das competências de leitura e escrita – tarefas de leitura e escrita de palavras/frases/textos, através de cópia, ditado ou de forma espontânea.
Intervenção na Motricidade Orofacial – exercícios que visam melhorar a mobilidade e força das estruturas do sistema estomatognático, com o objetivo de otimizar a capacidade de articulação dos sons da fala, respiração, sucção, mastigação e deglutição.