Demências
O termo demência é utilizado para definir um conjunto alargado de doenças que causam declínio progressivo no funcionamento da pessoa. É caracterizado por uma perda gradual de múltiplos domínios cognitivos como a memória, a atenção, a linguagem, o cálculo, a capacidade de planeamento e organização, entre outros.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência, número que pode atingir os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, isto pode ser explicado pelo envelhecimento da população, uma vez que a idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento de demência.


Doença de Alzheimer
A Doença de Alzheimer (DA) é a forma mais comum de Demência.
É uma doença neurodegenerativa que se manifesta inicialmente por défices mnésicos e que ao longo da sua evolução vai afetando progressivamente outros domínios cognitivos como a linguagem, as funções executivas, entre outros. A incidência desta doença aumenta consideravelmente com a idade, sendo mais prevalente no sexo feminino.
Demência Vascular
Demência Vascular (DV) é um termo utilizado para descrever o tipo de Demência associado a problemas vasculares.
A DV resulta de lesões vasculares cerebrais causadas por isquemia, hipoxia ou hemorragia cerebral. Esta constitui o segundo tipo mais comum de Demência. Ocorre em consequência de diferentes tipos de lesões vasculares do tecido cerebral que originam a manifestação de um conjunto de quadros clínicos caracterizados pela presença de alterações cognitivas e sinais motores sensitivos e focais. A Demência vascular pode parecer semelhante à Doença de Alzheimer e em algumas pessoas ocorre um quadro combinado destes dois tipos de Demência.
Demência de Corpos de Lewy
A Demência de Corpos de Lewy é uma síndrome neuropsiquiátrica degenerativa primária, com início em idades mais avançadas, causada pela degeneração e morte das células cerebrais pelos corpos de Lewy (estruturas esféricas anormais que se desenvolvem no seu interior). Esta forma de demência pode ser caracterizada pelo aparecimento de défices cognitivos flutuantes (não envolvendo défices mnésicos), parkinsonismo (rigidez ou tremores), alucinações visuais e a sua condição tende a oscilar rapidamente. Estes sintomas permitem a sua diferenciação da Doença de Alzheimer, no entanto pode ser difícil fazer a distinção entre a Demência de Corpos de Lewy e a Doença de Parkinson.
Demência Frontotemporal
Demência frontotemporal (DFT) é o nome atribuído a um grupo de Demências em que existe a degeneração de um ou de ambos os lobos cerebrais frontais ou temporais. As principais manifestações são as alterações do comportamento e da linguagem, com uma relativa preservação da praxia, da gnosia, da memória e da orientação no espaço. Este tipo de demência surge, geralmente, entre os 45-70 anos sendo mais prevalente no sexo masculino.